As glândulas suprarrenais ou adrenais são duas glândulas situadas acima de cada rim e medem em torno de 5cm. São responsáveis por produzir hormônios importantes como: cortisol, adrenalina e noradrenalina, aldosterona, hormônios sexuais.
O cortisol participa do metabolismo de lipídios e açúcar, do sistema imunológico, funcionamento cerebral e também é um hormônio liberado em situações de estresse (emoções, doenças graves, infecções).
Adrenalina e noradrenalina participam dos mecanismos de defesa do organismo diante de estresse (emoções, doenças graves, infecções) e auxiliam na reação de fuga/luta. Aumentam os batimentos cardíacos, a pressão arterial, o fluxo de sangue para os músculos, a liberação de glicose pelo fígado no sangue nas condições acima.
A aldosterona controla os níveis de sódio e potássio no sangue.
As doenças que acometem as adrenais são raras e as mais relevantes são:
Doença de Addison ou Insuficiência Suprarrenal Crônica
Causa: redução da produção de cortisol pela adrenais
Sinais e sintomas: fadiga crônica, fraqueza muscular, perda de apetite, perda de peso, náuseas e vômitos, diarréia, hipotensão, escurecimento da pele, desejo por alimentos salgados, hipoglicemia.
Os sintomas se acentuam em situações de estresse (emoções, doneças graves, infecções, cirurgias).
Síndrome de Cushing
Causa: aumento dos níveis de cortisol
Sinais e sintomas: fraqueza, cansaço fácil, pele fina, hematomas, estrias violáceas em abdomen, fraqueza muscular, ganho de peso com acúmulo de gordura abdominal e atrás do pescoço (giba), face em lua cheia
Feocromocitoma
Causa: tumores de células produtoras de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina). Benignos, em geral.
Sintomas: episódios de palpitação, elevação de pressão arterial, dores de cabeça e sudorese.
Hiperaldosteronismo Primário
Causa: produção excessiva de aldosterona
Sinais e sintomas: hipertensão arterial, potássio baixo
Hiperplasia Adrenal Congênita
Causa: doença genética que leva a deficiências de enzimas que participam da produção de hormônios pela suprarrenal
Sinais e sintomas: depende da deficiência enzimática. Os pacientes podem ter desde excesso de pêlos com irregularidade menstrual, quanto a genitália ambígua e, no quadro mais grave, desidratação e hipovolemia nas primeiras semanas de vida
O diagnóstico e o tratamentos das doenças das adrenais deve ter a participação do endocrinologista.
Marque uma consulta!
A Dra. Bruna Nakano visa que o paciente se torne profundo conhecedor do próprio metabolismo, de modo que esteja disposto a mudar tanto os seus hábitos de vida, quanto o da sua alimentação.