Colesterol e triglicérides elevados ou, em termos médicos, dislipidemias, são definidos como qualquer alteração nos níveis de lipídios circulantes no sangue em relação aos valores de referência para aquela população.
Os valores de referência variam com a idade, doenças associadas e risco de ter doenças cardiovasculares.
O aumento do colesterol e do triglicérides podem ter origem em:
- Maus hábitos alimentares e falta de atividade física e/ou
- Na genética e/ou
- Em medicamentos e/ou
- Em doenças.
A aterosclerose é a principal consequência da elevação das taxas de colesterol. Aterosclerose é uma inflamação com formação de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos, levando ao estreitamento do vaso e restrição do fluxo de sangue para a região que ele irriga.
Se isto ocorrer no coração, pode levar ao infarto agudo do miocárdio. Se isto ocorrer no cérebro, pode levar ao acidente vascular isquêmico (“derrame”). Se isto ocorrer nos membros inferiores, pode levar às amputações.
Já a elevação dos triglicerídeos, pode levar a uma condição grave que se chama pancreatite aguda, mas também pode elevar risco cardiovascular.
O tratamento deve ser com mudança de estilo de vida (melhores hábitos alimentares e prática de exercícios físicos) e manutenção do peso ideal. Se estas medidas forem insuficientes ao controle dos níveis de colesterol e/ou triglicérides, é necessário o tratamento medicamentoso (estatinas, fibratos, ezetimiba, inibidores da psck9, suplementos de óleo de peixe). O tratamento é preventivo e permanente. Não adianta tratar por um período!
Todos acima de 10 anos de idade devem dosar o colesterol e suas frações ao menos uma vez.
Caso você tenha alterações dos níveis de colesterol e/ou triglicérides ou nunca fez a avaliação destes, consulte um endocrinologista!
Marque uma consulta!
A Dra. Bruna Nakano visa que o paciente se torne profundo conhecedor do próprio metabolismo, de modo que esteja disposto a mudar tanto os seus hábitos de vida, quanto o da sua alimentação.